Lençóis: Secretaria de Turismo apresenta pesquisa realizada para construção do Plano Municipal de Turismo

A Secretária de Turismo de Lençóis Laura Garcia, apresentou aos membros do Conselho Municipal de Turismo na tarde da última terça-feira (13), um relatório com dados e informações coletadas através de pesquisas, com o objetivo de construir o Plano Municipal de Turismo, principal documento regente da prática do turismo como gerador e impulsionador da economia.

Apesar de ser pioneira no setor turístico na Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis terá, pela primeira vez, um planejamento com base em estudos gerados no território, que sugerem maneiras sustentáveis para o desenvolvimento turístico, através do plano que está em construção.   

O plano tem o objetivo de estabelecer o ordenamento do espaço público, com todas as esferas que estão e que podem estar ligados ao turismo. Inclui o uso e preservação do patrimônio natural e histórico.

De acordo com Laura Garcia, para a construção do plano é imprescindível a participação de toda a sociedade que está direta ou indiretamente ligada ao turismo, para o fortalecimento do mesmo. 

Ela citou como potencialidades a participação ativa do Conselho Turístico, da Câmara Técnica, Consórcio Chapada Forte e o Geoparque Serra do Sincorá.

Conforme legislação, o plano deverá seguir algumas etapas ao longo da sua construção, entre elas, a aprovação da comunidade por meio de debate coletivo.

Para elaboração do plano, foi levada em consideração a atividade turística como geradora de renda ao longo dos últimos 20 anos; e a mudança gerada pela pandemia, como o perfil do turismo e novas tendências, como a possibilidade de extensão do turismo para a zona rural.

Entre os eixos centrais do plano, estão a infraestrutura e patrimônio cultural e natural, que inclui o inventário de oferta turística, o censo de condutores e guias, o censo de cultura e calendário de eventos municipais, além de capacitação, qualificação e sensibilização a exemplo do Programa Anfitriões, que visa formar melhores anfitriões. 

A reunião contou com a participação de membros da Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Administração, da Associação de Comerciantes de Lençóis (ACEL), da Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), do Geoparque Serra do Sincorá e da 42º CPM, através do Major Maia.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários