Lençóis: Figurinos de grupos culturais da festa do Senhor dos Passos entram em exposição realizada pela SUM

A Sociedade União dos Mineiros abriu as portas para visitação, desde o dia 25 de maio, com uma mostra parcial dos resultados do projeto Festa do Senhor dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros.

Até o dia 08 de junho, moradores e visitantes poderão conhecer artigos que fazem parte da produção estética dos grupos culturais durante os tradicionais festejos.

Figurinos completos para a Marujada Barcas em Rios de Lençóis, para as Baianas, Reisado da Viola, Terno de Reis do Zabumba, estandartes, instrumentos musicais e outros, adquiridos através do projeto de salvaguarda da festa.


O projeto que está em andamento contempla a criação de produtos audiovisuais sobre a festa, oficinas diversas com bolsas de participação, aquisição de equipamentos para suporte da Igreja do Senhor dos Passos (cadeiras, teclado…); para a Capoeira (ventiladores, camisas…); e para a Phylarmônica (800 partituras restauradas, umidificador de ar e desumidificador de ar).  
 
Veja imagens da exposição:

O espaço foi decorado com figurinos dos grupos da Cultura Popular de Lençóis, da Phylarmônica Lyra Popular, do Santuário de Senhor dos Passos e do Memorial do Garimpeiro. Instrumentos musicais, tambores do Jarê, lembrancinhas, adereços e equipamentos também estão entre os materiais expostos.

Executado pela Mineira, o projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia-IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários