Lençóis: conheça os principais atrativos turísticos da cidade

A cidade de Lençóis já recebeu o título de melhor destino nacional (2019) ficando à frente de Gramado e Jalapão, na categoria melhores destinos nacionais, após a avaliação de 25 mil leitores e viajantes do Brasil.
A cidade é conhecida como a capital da Chapada Diamantina. Possui a melhor infraestrutura turística da região, com grandes e luxuosos hotéis e restaurantes com cardápios variados, além dos inúmeros atrativos naturais com balneários a poucos metros da cidade.
Com roteiros para todos os gostos, níveis variados de dificuldade e disponibilidade de tempo.
A seguir, uma lista dos principais atrativos em torno da cidade que valem super a pena conhecer:

Parque da Muritiba
É um dos roteiros mais indicados para viagem em família.
Localizado a poucos minutos de caminhada da cidade, o percurso é feito por trilhas às margens do rio Lençóis, com cachoeiras, caldeirões com hidromassagem natural, salão de areias coloridas e muitas histórias de garimpeiros. Pode ser feito em aproximadamente 4 horas. Veja abaixo os principais atrativos do Parque da Muritiba:
Serrano
O Serrano foi uma área explorada pelo garimpo por muitos anos. Mais tarde, se tornou o local de trabalho das lavadeiras. Atualmente, é um dos principais e mais próximos balneários da cidade a apenas 15 minutos de caminhada. É o primeiro atrativo dentro do Parque da Muritiba.
Salões de areias coloridas
Um amontoado de pedras gigantes quer forma grandes salões de areias coloridas que por muito tempo eram usadas na produção de artesanato em garrafas. Está localizado logo após o serrano, por aproximadamente 5 minutos de trilha.
Cachoeirinha
Uma cachoeira de água cristalina de várias quedas, com altura de mais ou menos 5 metros, a cerca de 15 minutos de caminhada pela trilha à direita do rio Serrano.
Poço Haley
O tom de cobre das águas dessa piscina natural é provocado pelo dióxido de ferro. Excelente para banho, é um passeio que se pode fazer a pé, passando pelo Serrano e pelos salões de areias coloridas. Caminhada de 0h20 pela trilha à direita do rio Serrano
– Cachoeira da Primavera
Uma trilha que atravessa curiosas formações rochosas o levará a esta cachoeira. É recomendável estar acompanhado de um guia. Caminhada de 40 minutos.

Cachoeira do Sossego

A erosão formou dois paredões de pedra. A água cai de uma altura de 14m em uma piscina de águas avermelhadas. É um passeio de nível intenso, indicado para um dia inteiro, em caminhada que requer esforço físico. Não é indicado que se faça esse roteiro sem guia. Fica a 8 km da cidade. Acesso a pé por 6 km de trilha e 2 km pelo leito do rio Ribeirão.

Ribeirão do Meio

Conhecido como o tobogã natural de Lençóis, garante um banho maravilhoso. Caminhada de 4 km. Trilha fácil.

Poço do Diabo

Extensão do rio Mucugezinho, o Poço do Diabo, é excelente para banho. No local, uma cachoeira exuberante é o local perfeito para aventureiros que curtem tirolesa, e rappel. Fica a 20 km de Lençóis.

Gruta do Lapão

 É a segunda maior caverna de quartzito da América do Sul. Sua saída de mais de 60m de altura é ótima para a prática de rappel. A 5 km de Lençóis, mais 1 km pelo interior da gruta.

Cachoeira do Mandassaia

São duas quedas d’água. A primeira, temporária, divide-se em seis, formando um lindo espetáculo. A segunda, perene, tem altura aproximada de 10m. Na volta do passeio, pode-se optar por descer o leito do rio ou pegar a trilha. A 10 km de Lençóis, no povoado Barro Branco.

Serra das Paridas

Um encontro com a história. As pinturas rupestres variadas são objetos de estudo e de especulação arqueológica. Certas figuras, segundo alguns, se assemelham a extraterrestres. Já de acordo com outros, trata-se simplesmente de seres humanos. Nos arredores, existem cachoeiras. Passeio de um dia.

Vila do Remanso

Antigo quilombo onde vivem descendentes de africanos e índios, todos parentes entre si. Possui um pequeno pantanal, onde é feito o roteiro de travessia de barco pelo rio Marimbús. Na vila, as festas tradicionais como São João atraem cada vez mais visitantes.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários