Desafio Ecotrail: 112 atletas profissionais de todo o Brasil encararam percurso surpresa de 154 km em Lençóis

O cenário que geralmente recebe turistas para relaxar e contemplar da natureza na Chapada Diamantina foi palco para muita adrenalina durante o último final de semana, com a realização da corrida de aventura Desafio Ecotrail, em Lençóis.
Entre os dias 03 e 04, cerca de 112 atletas de todo o Brasil encararam um percurso surpresa de 154 km, orientados por mapa, com modalidades de trekking, bike, rapel e canoagem.

A prova, que teve a largada às 7h do sábado (03) no Gerais do Camelo tinha duração prevista para 30 horas com transição de modalidades. A equipe campeã completou o circuito em 16 horas.

A competição, válida para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e Campeonato Sul-americano premiou atletas nas categorias Sport e Pró.

Na arena, montada no Teatro de Arena, acompanhada por membros da Prefeitura e da Polícia Militar, a prefeita Vanessa Senna recebeu os atletas no pódio durante a premiação. Ela agradeceu a todos pela participação e organização na realização do evento.

Na categoria Pró, o 1º lugar para ficou com a equipe Boa de Brasília, campeã brasileira de corrida de aventura em 2019; o 2º lugar para a equipe Brou de Minas Gerais; e o 3º lugar para a equipe Quasar Lontra de São Paulo.
A categoria Sport deu o 1º lugar para a equipe Base Trail; o 2º lugar para os Aventureiros do Agreste; e em 3º a equipe Penélope do Agreste.

A equipe campeã BOA, formada pelos atletas Camila Nicolau, Guilherme Pahl, Pedro Lavinas e Fredy Guerra, declarou em suas redes sociais que a prova foi intensa do início até o fim. “Prova linda, dura, técnica disputada do início ao fim. Em 16h a equipe entregou uma performance memorável, se recuperando de poucos erros e mantendo um ritmo intenso.” Depois do pódio conquistado em Lençóis, a próxima disputa será na final do Campeonato Sulamericano de corrida de aventura, em novembro deste ano, no Chile.

De acordo com os organizadores do evento Gustavo Chagas (Gaia) e Fernando Tadeu, a realização da prova na Chapada foi desafiadora, já que a proposta foi de realizar uma prova completa respeitando todos os limites do Parque. Segundo Gaia, o apoio local da Prefeitura Municipal e das equipes que trabalharam na organização da prova foi fundamental. O apoio e a experiência do guia Zé Américo e a parceria da Pousada dos Duendes, através de Olívia, foram fundamentais para a realização da Prova. Ele agradeceu a parceria.

“A realização da prova na Chapada foi muito especial, tanto por causa da beleza como pelo acolhimento do município com a organização”. Afirmou Tadeu.

Para realização do evento em meio à pandemia, todas as recomendações de prevenção foram seguidas. Antes de chegarem a Lençóis, todos os atletas e organizadores apresentaram o teste de covid.

Para a secretária de Turismo Laura Garcia, além de gerar fluxo turístico e renda, um evento como o Ecotrail trás muitos outros benefícios. “Trás um público de qualidade, mostra o município muito além da sede, apresentando as belezas naturais da nossa zona rural, além de gerar visibilidade e engajamento da população, estimulando a participação dos jovens nos esportes e competições como a equipe de Lençóis que participou da competição.”

Representando Lençóis, a equipe Amamos Lençóis formada pelos atletas Glauber Rocha, Eduardo Mazza, Adriane dos Santos e Denize Fuchs. De acordo com Glauber Rocha, integrante da equipe Amamos Lençóis, a prova foi muito competitiva. Ele ressaltou a importância da competição para o município e descreveu a experiência como incrível “participar de uma prova com atletas com performance de alto nível, considerados os melhores do Brasil foi muito gratificante”.

O Secretário de Esporte e Lazer do município Marco Lima, declarou que o evento foi muito positivo para o município, pois reafirma o grande potencial de Lençóis para uma nova prática de esportes radicais inovadora no município, especialmente para a comunidade local.

O Marimbús, a Comunidade de Estiva, a Cachoeira do Mosquito e o Parque da Muritiba são alguns dos atrativos que fizeram parte do circuito.

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
André Luiz Lima
André Luiz Lima
4 de julho de 2021 22:15

Evento ímpar em um lugar ímpar. Resultado: sucesso total e parabéns aos envolvidos. Muito profissionalismo.

Kithi
4 de julho de 2021 23:05

Maravilha de reportagem. Parabéns. Esporte, superação, cuidado com a natureza e acolhimento.