Boa Vista do Tupim inaugura Santuário de Santa Dulce e estimula atividade turística no município

Considerado o assentamento mais antigo da Bahia, Cana Brava agora também é o Santuário de Santa Dulce dos Pobres de Boa Vista do Tupim. No dia 13 de agosto, dia dedicado à Santa, foi realizada a primeira celebração de homenagem à Santa, dando início às ações que devem estimular o turismo religioso na região. 

A abertura da capela contou com a presença do prefeito de Boa Vista do Topim Helder Lopes (Dinho), dos vereadores João Itajaí e Verinha, e demais autoridades locais, além do prefeito de Marcionílio de Souza Corró, da presidente da Câmara Técnica do Turismo do Circuito do Diamante e secretária de Turismo de Lençóis Laura Garcia.

Também participaram a diretora da Fecomércio Bahia e membro do Conselho do SENAC Rosemma Maluf, a professora Marilene (Nega) e Vera Abreu, que está desenvolvendo o projeto de implantação do turismo religioso no município.

Uma alvorada com a presença da filarmônica às 6h deu início à programação, onde os devotos participaram de um café comunitário. Às 08h30, foi realizada a primeira missa solene em homenagem à Santa, celebrada pelo Padre Roque.

Conforme o projeto desenvolvido para a implantação do Santuário no Assentamento, o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, conta com cerca de 15 km (ida e volta) dedicados à peregrinação.

Em referência aos 13 passos da Santa, o trecho foi sinalizado e até a chegada ao cruzeiro, onde religiosos participaram da bênção, são 14 paradas para reflexão. O projeto prevê ainda a implantação de uma praça e uma ponte para acesso dos peregrinos.  

Para Laura Garcia, a visão de futuro do gestor municipal é de grande relevância e deve gerar oportunidade para a comunidade local. “O Projeto de Turismo Religioso Católico – Santuário de Santa Dulce dos Pobres já está transformando a vida da comunidade e tem grande potencial dentro do setor de turismo regional”.

No sábado (14), a programação contou com uma oficina de Construção Coletiva da Rede de Turismo religioso, e uma roda de conversa para ouvir e alinhar as ações com as instituições e a comunidade. O prefeito Dinho celebrou o celebrou acordo de cooperação técnica com o SEBRAE e ressaltou que o objetivo é incluir a população no desenvolvimento do projeto e fomentar empreendedorismo dos assentados.

Com a presença do deputado Pedro Tavares, a programação do domingo (15), foi de aventura com o “Passeio Ciclístico Roteiro da Fé”, onde ciclistas percorreram os 35 km do Assentamento Pé do Morro, até o Assentamento Cana Brava e participaram de um almoço coletivo.

O Assentamento Cana Brava está localizado às margens do rio Paraguaçu. Além dos atrativos religiosos, o assentamento de Cana Brava possui balneários privilegiados com grande potencial turístico.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários