Chapada: Cineclube Fruto do Mato apresenta documentário ‘Em Busca de Lélia’ no dia 4 de junho em Lençóis

Por: Jornal da Chapada

O documentário participativo ‘Em Busca de Lélia’, da diretora Beatriz Vieirah, será apresentado no próximo dia 4 de junho no Teatro de Arena, na cidade de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina, como parte da programação do Cineclube Fruto do Mato. A protagonista Lélia Gonzalez é apresentada através do olhar da diretora na busca por sua ancestralidade e a luta antirracista. Lélia foi (e é) uma ativista intelectual, professora, antropóloga, que denuncia o mito da igualdade racial brasileira.

A sessão servirá também para uma roda de conversa sobre luta e resistência. Além deste filme, haverá também a exibição do curta-metragem ‘Marreco: MARF eternamente’, produzido pelas jovens da TiVi Griô, Crislaine Santos, Juliane Santos e Michele Nascimento. O vídeo-documentário curta, de 10 minutos, faz uma homenagem ao legado do jovem Marreco, Marcelo Silva, criador do Grupo de HipHop MARF – Muita Arte Reinando no Futuro.

Essa produção narra ainda a luta dele pela expressão das crianças e jovens de Lençóis, com a música do MC, a dança Break, o grafite, com estudo e com a militância do movimento negro anti-racista. O Cineclube Fruto do Mato é um projeto realizado pela Cinepoètyka Filmes e pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô com apoio do Itaú Cultural e da prefeitura de Lençóis.